sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Todos os dias vão para o lixo 35 mil refeições.


Cerca de 35 mil refeições são deitadas fora todos os dias, tudo porque não existe uma rede eficaz de recolha e redistribuição das mesmas. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reconheceu ao CM que 7% das 500 mil refeições confeccionadas diariamente vão parar ao lixo, ou seja, 12,775 milhões por ano. Para inverter a situação, há um projecto para criar um sistema nacional que permita um melhor aproveitamento.

  • 17 Novembro 2010

Por:André Pereira / C.S.

Segundo José Manuel Esteves, secretário-geral da AHRESP, o problema "decorre da lei que é taxativa e impede o aproveitamento das refeições". Em causa estão as refeições produzidas todos os dias para as cantinas e refeitórios de hospitais, sistemas prisionais, escolas, universidades e outra restauração colectiva. "Mesmo assim, não é um grande desperdício. Todos os dias são confeccionadas cerca de 500 mil refeições", refere.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) refere, porém, que não há lei nenhuma que impeça os restaurantes de aproveitarem os excedentes alimentares e entregá-los às pessoas mais carenciadas. "Se essa distribuição implicar o transporte das refeições, então devem ser asseguradas as condições ideais através de viaturas preparadas para o quente ou frio", explicou fonte da autoridade.

Conscientes de que as dificuldades são cada vez maiores, a AHRESP e ASAE têm reunido para criar uma rede que responda às necessidades crescentes das pessoas. "Não há recolha, distribuição, nem uma rede eficaz. Queremos um sistema nacional com os parceiros da sociedade civil, os produtores, distribuidores e restauração", garante José Manuel Esteves.
Desperdício que pode alimentar muitas famílias. Que o diga José Domingos, de 49 anos, desempregado. Recebe 189 euros de subsídio de Reinserção Social, mas paga 160 euros de renda. "Dizem que sou velho aos 49 anos", lamenta este motorista de ligeiros, ex-emigrante, que queria ir para taxista, mas não tem dinheiro para o certificado.