domingo, 3 de outubro de 2010

COMIDA BOMBAS NÃO!

O QUE É? COMO COMEÇAR.

“A melhor arma para combater a crise, o desemprego, a pobreza, a fome, a discriminação, a exclusão social é a solidariedade!
A solidariedade não se faz com guerras, sangue, inveja, ganância, preconceito, violência, mas sim com palavras, acções, compaixão, paz, conforto, comida.”


“Comida, Bombas Não!" é algo entre uma estratégia e uma organização a idéia básica é que as pessoas se reúnam em público com certa regularidade para cozinhar e compartilhar comida, de graça.        
O conceito por trás do Comida, Bombas Não! é tão simples que tu podes começar um sozinho mesmo sem nunca ter visto um na vida, se não há um na tua cidade, é hora de começares um.

Ingredientes
Eis algumas coisas que precisas para começar um Comida, Bombas Não.
Compreender e concordar com os três princípios (Consenso, Não violencia e Vegetarianismo)
Um local e um horário para cozinhar
Um local e um horário para servir
Um grupo fixo de voluntários
Transporte (carrinha, carro, transportes publicos, bicicleta
Um conjunto  de panelas grandes
Taparueres, termos, ou panelas para servir a comida
Utensílios de cozinha, pratos, tijelas, talheres
Alguns ingredientes para o preparo e tempero
Comida Vegetariana
Banca (mesa

E eis aqui algumas coisas que não precisas para começar um.
Grandes habilidades culinárias
Dinheiro (pelo menos não muito)
Autorização

Instruções
Primeiro é preciso compreender e concordar com os três princípios. Embora não haja um escritório central ou uma diretoria, todo os grupos aderem a três princípios básicos ― Consenso, Não-Violência e Vegetarianismo. Consenso é outra forma de dizer que a organização não deve ser hierárquica. Comida, Bombas Não! não é uma caridade onde "nós" damos comida para "eles"; como uma organização livre, parte do seu propósito é fornecer às pessoas meios para fazer mudanças em suas próprias vidas, e romper as barreiras de classe, raça, gênero, idade, etnia. e todas outras fronteiras artificiais que mantêm as pessoas separadas umas das outras.
É uma oportunidade para as pessoas decidirem por si mesmas o quanto querem se envolver, a força do Comida, Bombas Não! vem das pessoas que o usam, dentro da idéia de consenso do grupo.
Um protesto prático onde se põe a mão na massa contra a violência da pobreza e da fome. Um estômago vazio é tão doloroso quanto um soco no estômago, fome crônica é tão nociva, tanto fisicamente quanto psicologicamente, quanto qualquer forma de tortura.
Pobreza e fome encurtam a vida, levam as pessoas ao vício, corroem o orgulho e a auto-confiança.
As refeições do Comida-Não-Bombas são sempre vegetarianas e frequentemente veganase existem diversas razões para isto.
A produção de carne é um processo inerentemente violento e portanto vai de contra a filosofia de não-violência, refeições vegetarianas como as preparadas pelo Comida, Bombas Não são mais saudáveis que refeições baseadas em carne, e servem como um exemplo prático de que a carne não é ingrediente essencial.
Refeições vegetarianas são mais baratas que as centradas em carne, então os recursos podem durar mais, e refeições preparadas sem produtos de origem animal são mais seguras e têm menor chance de estragar.
          Podes abordar qualquer mercado, padaria, restaurante, super ou hipermercado, apresentando-se como representante de uma organização de caridade, e pedir para ter acesso às suas sobras.
Tente duas vezes em casa estabelecimento, uma vez com a gerência e outra com os funcionários.
Se tu concordares com estes princípios estás pronto para iniciar o teu próprio Comida, Bombas Não!


Para mais informações e voluntariado:

comidabombasnaopt@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário